Professor Borracha

BIOGRAFIA – WENDEL SILVA PEREIRA (PROFESSOR BORRACHA)

            Meu nome é Wendel, tenho 31 anos, mais conhecido como Professor Borracha dentro das rodas de capoeira em Cuiabá e demais cidades. Conheci a capoeira em 1993 com um professor que dava aula no “Clube de Mães” no bairro Tijucal em Cuiabá. Todos os sábados eu ia lá pra assistir a roda de capoeira, que desde que vi a primeira vez, fiquei encantado com a velocidade dos golpes e os saltos mortais.

            Depois de dois anos assistindo da janela, pude começar a treinar no clube de mães com o Contra-mestre Demétrius, seu grupo se chamava ACANG(Academia de Capoeira Nova Geração), que tinha total comando com seus alunos durante os treinos semanais e nas visitas das rodas de sábado, o respeitavam muito, sou prova disso. Daí em diante foi fácil, pois conhecia todo mundo, já tinha acompanhado o Mestre em Festivais do Sesc, que por sinal, toda vez ele ganhava; então comecei a dedicar dia e noite nessa arte.

Em 1997 o Mestre realizou o seu primeiro Encontro Internacional, intitulado Encontro Brasil x Israel, que repercutiu em Cuiabá por tempos, e entre nós dessa época, comentamos até hoje sobre esse evento, que teve até direito a show de Samba e pagode no final.

Em 1999, já com quatro anos de capoeira, tive a oportunidade de disputar o campeonato brasileiro em Goiania, que com muita destreza e treinamento, obtive o primeiro lugar em minha categoria pra felicidade de todos e tirando dúvidas de muitos que pensavam que eu só fazia saltos mortais e floreios, o campeonato foi ganho na técnica. Essa vitória foi também em agradecimento ao mestre que me possibilitou a participar desse campeonato, patrocinando a minha viagem a Goiania.

            No ano seguinte (2000), tive a oportunidade de participar de vários eventos em Israel, no então Capuraginga, onde fui represente do Mestre Demétrius nesses batizados, foram 15 dias de pura capoeira, nunca esquecerei. Nesse mesmo ano, o Mestre me deu a primeira oportunidade de iniciar meus trabalhos com a capoeira, comecei a dar aula num Projeto da Prefeitura de Cuiabá, que atendia crianças carentes e adolescentes, que permaneci até o ano de 2012.

            Em 2002, fomos participar em um evento na cidade de Mogi das Cruzes, e após o evento, fui um dos escolhidos a dar treinamentos no Estado do Espírito Santo para 22 americanos por uma semana.

            Em 2003, tive a felicidade de me tornar aluno graduado, o Mestre Demétrius me deu essa corda num mega evento em Cuiabá com presenças de vários mestres e convidados.

            Em 2004, com a ida do Mestre Demétrius para os Estados Unidos, passei a assumir o Centro Comunitário do Tijucal, onde continuei a levar o seu nome nos trabalhos de acordo com que aprendi com ele. Através disso, consegui semear meu nome, e sempre fui requisitado em projetos sociais para atuar com a capoeira.

Através da capoeira, viajei por todo Mato Grosso e por vários Estados brasileiros como, São Paulo, Rondônia, Goiás, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Pará e também outro país já citado, Israel.

Em 2007, com a fundação do Centro Cultural Aruandê Capoeira, continuei com o Mestre, e em 2009, tive a grande conquista, me tornei Professor de Capoeira, e tive a honra dessa corda ser entregue pelo Mestre Demétrius.

Sigo o Mestre Demétrius há quase 20 anos, vi e vivi muitos momentos, muitas rodas, conheço bem o seu caminho e sei do seu mérito. Hoje já posso contar com um monitor (Churros) e quatro alunos graduados ( Chiquinho, Andreas, Nicholas e Xuxa) e vários alunos, que continuam a espalhar a capoeira pela cidade de Cuiabá.

Com os trabalhos de capoeira pude me encaminhar a Faculdade de Educação Física. Hoje sou professor de Educação Física e professor de Capoeira, unindo o útil ao agradável.

Experiências Profissionais

Projetos Sociais

Programa Peti, Projeto Xané, Projeto Aplauso, Projeto Sócio-educativo, Escola Aberta (ativo), Escola da Família.

Trabalhos Particulares

Centro comunitário do bairro Tijucal, bairro Itapajé, Academia de Musculação R2, Academia Corpus, Colégio Master Junior (ativo), Escola Padre Firmo(ativo).

Cursos de Capoeira é até difícil citar, pois o Mestre sabe melhor do que ninguém, o quanto de pessoas renomadas na capoeira já veio até Cuiabá e pudemos fazer o curso, dentre os ilustres, como o Angoleiro Discipulo de Paulo dos Anjos Mestre Renê, Mestre King, Mestre Burguês, Mestre Jaguara, Mestre Bigodinho, Mestre Barrão, Dedé, Klaity, entre outros que já abrilhantaram o Estado de Mato Grosso através do Mestre Demétrius com seus encontros internacionais.

Axé a Família Aruandê Capoeira!